sábado, 26 de maio de 2007

Como parar de se masturbar

O texto que segue é uma resposta a um tópico do orkut.

Caro irmão, parabéns pela tua iniciativa! Ainda que este não seja um veículo apropriado para se receber um (bom) aconselhamento, tomar a atitude de expor o problema ou dúvida já é um passo para a solução.
De fato, a igreja pentecostal tem falhado no tratamento aos jovens e aos assuntos familiares de um modo geral. Na ânsia de fincar bases para uma igreja sólida em termos de doutrina (ensino bíblico dos fundamentos da fé cristã, não costumes), deixou-se de lado a vida prática, ou seja, a doutrina aplicada ao cotidiano.
Não servimos um Deus distante do nosso dia-a-dia, um Deus que nos formou e nos abandonou à própria sorte, que não se importa com nossos "grilos" ou que ignora as nossas característica individuais, nossas fraquezas etc. Antes, nosso Deus está bem perto. Tudo o que somos ele sabe - foi ele quem nos formou! A Bíblia diz que ele conhece a nossa estrutura e se lembra de que somos pó. Isso significa dizer que ele não é um trator que com sua arrogância passa por cima de nós com uma santidade inalcansável, disposto a mandar todo mundo pro inferno de cabeça para baixo. Quero dizer que se você é igreja, você é corpo de Cristo. Cristo quer seu corpo sadio, então fará de tudo para te ver bem. ELE SE IMPORTA COM VOCÊ!
Trago boas notícias (tais como o evangelho - a boa-nova de salvação, a boa notícia!): o teu problema tem solução! Fisiologicamente falando, masturbação é o estímulo individual de genitais e outros pontos do corpo visando atingir o prazer, o orgasmo. É freqüente entre adolescentes, em especial no período coincidente com a puberdade, quando as características físicas e químicas adultas começam a surgir. Alguns médicos e psicólogos modernos defendem essa prática sob o argumento de que é um meio para o conhecimento do próprio corpo.
Amado, Deus criou o sexo para a perpetuação da espécie (reprodução). Ao ser humano deu o presente de usar o sexo também para seu prazer, visto que é um ser racional, a coroa da criação. Deus criou o homem à sua imagem e conforme a sua semelhança; portanto dotou-o de personalidade (intelecto, emoção e vontade). O ser racional com seu intelecto (raciocínio) julga, classifica, define; com sua emoção reage ao que o cerca; com sua vontade toma posição, aceita, rejeita, deseja. Quero dizer que não somos apenas instinto como os animais. Eles copulam por necessidade biológica, a natureza o exige para que continuem existindo. Nós não. Há algo mais envolvido. Quando Deus pensou o sexo humano, pensou que seria a concretização, a forma física de um homem e uma mulher mostrarem um ao outro o seu envolvimento, a sua capacidade de dar e receber prazer... seria a imagem do amor eros. A MASTURBAÇÃO NÃO CUMPRE O OBJETIVO DO SEXO HUMANO - O ENVOLVIMENTO TOTAL DE DUAS PESSOAS.
Além de tudo isso, a prática da masturbação pode levar a uma dependência psicossomática. Uma vez que só se vicia naquilo que produz prazer ou uma sensação de bem-estar ainda que momentânea, o indivíduo que se masturba pode sofrer um desvio de conduta, passando a sentir prazer apenas pela estimulação solitária, não mais pela relacão sexual normal.
Sugiro a você que tome algumas providências se de fato quer ser liberto da vontade distorcida e da prática moralmente reprovável e materialmente nociva a tua saúde: 1. Converse com seu pastor. Caso se sinta à vontade para isso, converse sobre o problema com seu pastor. Ou então com uma outra pessoa madura psicológica e espiritualmente. É importante que fale. Sozinho não vencerá a batalha. Precisará de apoio emocional, psicológico e especialmente espiritual. 2. Mantenha-se ocupado. Já ouviu falar que mente vazia é oficina do diabo? Isso é verdade. Portanto, ocupe-se com o que te trará crescimento cultural, social e espiritual. Visite exposições, assista a bons filmes e peças, leia bons livros evangélicos ou não, saia com seus amigos. 3. Afaste-se da TV. Quase tudo não é recomendável na TV aberta hoje em dia. Uma boa dica é substituir o assistir à TV por uma outra atividade. Por exemplo, se gosta de assistir Casseta e Planeta, use o dia e o horário do programa para a leitura de um livro ou programe um cooper com algum amigo. 4. Estabeleça uma disciplina. Programas ou rotinas que exigem dia certo, horário determinado e até mesmo forma de realização contribuem para a reeducação em termos de regras. Proponha-se a adquirir hábitos saudáveis - encarregar-se de cuidar de um bicho de estimação, encarregar-se de alguma tarefa caseira, fazer um curso individual de idioma, dedicar-se a algum trabalho voluntário. Lembre-se: disciplina exige persistência e tempo. 5. Cuide do seu corpo. Pratique alguma atividade física regular. Cuide-se! Seu corpo é o templo do Espírito Santo. Ele não habita em templo sujo espiritualmente, mas também não gosta de casa mal-cuidada fisicamente. Caso julgue necessário, consulte seu médico. Faça um check-up físico. A prática de atividade física faz com que o organismo produza endorfina, um hormônio cuja liberação gera a sensação de prazer, que até melhora o humor. 6. Cuide da sua mente. Não é pecado procurar um psicólogo. Não se sinta constrangido: se acha que precisa de ajuda especializada, procure um profissional cristão. É melhor para você. 7. Melhore sua freqüência à igreja. Você precisa chegar mais próximo de Deus. Cultue com os irmãos de sua comunidade. Esteja atento à programação local ou de outra comunidade de que gosta. No templo, Deus fala pelos testemunhos, pelos louvores, pela palavra pregada ou mesmo pela palavra informal de alguém. 8. Verifique sua vida espiritual. Como estão seus estudos bíblicos particulares e a sua vida de oração? Só se pode vencer por meio de BO (= Bíblia e oração).

Orei por você.

Um abraço
Edilene Santos

15 comentários:

Anônimo disse...

não tenho coragem de falar para alguem
tenho possibilidade de conseguir?

Anônimo disse...

nao tenho coragem de confezar
tenho coragem de conseguir parar de masturba?

Anônimo disse...

Edilene, muito obrigado pela sua página tudo o que fala e principalmente o apoio que dá a pessoas que tem essa dificuldade, como eu. Hoje em dia é mesmo muito difícil não nós depararmos com o mal em pequenas coisas, como televisão, rádio e etc. E por outro lado esse assunto é considerado normal, sem problemas para alguns jovens hoje em dia, mas isso é que o inimigo quer que pensemos. Consigui me afastar por um bom tempo, mas tive uma recaida, por isso, é importante ter pessoas como você que apoiam outras a largarem do vício. Espero que com o tempo Deus esteja me tocando o coração e me dando forças para ter a mesma atitude.

Deus abençoe ricamente sua vida.

Unknown disse...

bem, obrigado por esse texto, Deus sabe de todas as coisas de verdade, e esse texto me ajudará bastante no futuro, obrigado que Deus te Abençoe!

anonimo disse...

Falar pra alguem sem chance , naum a ninguem q eu confie,faz tempo q eu estou nessa só q eu naum consigo parar,eu quero parar por favor me ajudem.obrigado

Anônimo disse...

OLaaa
Eu como muitos jovens passam por problemas sentimentais,e nesses momentos recorro ao q me parece mais facil,a masturbaçao,mais so sao minutos de praze,e nao consigo deixa-lo.Nao confio e ninguem com quem conversar,meu pastor e muito duro e com ele e impossivel.So hoje masturbei 3 vezes e faço isso desde os 13 anos,ja nao me sinto bem fazendo isso todos os dias.
Preciso de ajuda e oraçao.

Anônimo disse...

eu não tenho coragem de falar com o meu pastor..
o que que eu faso???
me ajude!!!
obrigado..

Anônimo disse...

Olá pessal !
Olha, sofro do mesmo problema que vocês, eu sinto como se eu desse mais força ao diabo cada vez mais que eu me masturbo, mas eu pretendo parar !
VOU PEDIR AJUDA A DEUS !
Somos muito timidos !
mas Deus vai mandar a pessoa certa pra nos acudir !
P.S: Pessa ajuda para seus pais ou para um psicologo, gente eu ja frequentei um psicologa EVANGÉLICA, e ela me ajoudou bastante ! eu agora pretendo me tratar com ela sobre esse assunto ! gente não deixe que o diabo consiga mais uma alma pra ele, gente, eu sei como é bom, mas não vamos agradar o diabo, vamos nos libertar !
Jesus nos ama, a gente vai coneguir !
orem por mim ! eu estarei orando por vocês !
beijão Não identificado !

Anônimo disse...

Ola..
amigo..
muinto..
obrigado pelo esse texto...
ele me ajuda e vai me ajudar ainda mais..
vlw abraço...
fica com Deus

Anônimo disse...

Muito obrigado...

Muito boim seu tópico sua pagina e Deus na sua vida...

Meu nome é moisés... Ore por mim...

Obrigado...

Anônimo disse...

Eu me masturbava quase diariamente, mas depois indo sempre aos cultos e orando, diminiu bastante, mas ainda me masturbo as vezes, mas vou vencer nao vou mais me masturbar.
Ler a Bíblia em casa me ajuda muito, leio 1 capitulo por dia, nao posso deixar de ler, pois sei que isso me fortalece, se eu deixar de ler 1 ou 2 dias eu fico mais vuneravel à masturbação.

Um abraço

Anônimo disse...

Não sou da igreja, não consigo parar de fazer isso, afinal Eu não tenho namorada, sei que posso me ocupar com outras coisas, mas sou um ser humano e, infelizmente sinto muita vontade de fazer..., se pelo menos eu tivesse alguém que gostasse de mim é evidente que eu iria parar de fazer...

Não consigo, sinto muito....

Anônimo disse...

Muito obrigada... Jha estava meio desesperada...
Realmente preciso de ajuda...
+ naum tenhu com quem conversa... meio dificil de esplik...
Te peço que ore por mim e pelo meu namoro tbm...
Meu nome eh flávia...
Muito obrigada msm...
Bjos...

Anônimo disse...

já tentei para várias vezes, mas acho que sou fraco de mais.preciso parar imediatamente, pois isso já está afetando a minha vida enteira,não consigo nem conversar direito mais,o que devo fazer?

Anônimo disse...

Tbm estou passando por esse problema...
Sei que é errado, mas não consigo parar...
Meu problema é que eu fico muito só em casa e acabo caindo na tentação...
Isso faz com que eu fique mal, triste sem alto-estima!
Sou muito timido e não tenho coragem de contar a ninguém...
Orem por mim tbm,(mesmo sem saber quem é), orarei por vcs...