domingo, 27 de maio de 2007

Presentes a um Rei

Resposta a comentários dos apresentadores do Jornal Gente, em dezembro de 2006, a ouvinte da Rádio Bandeirantes


Bom dia, José Paulo e Luciano Dorin!
Que o ano de 2007 seja repleto de bênçãos em todas as áreas da vida de vocês! (2006 já tá no papo!)
Quero compartilhar alguma coisa que aprendi a respeito dos magos e de mirra e que também encontramos na Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, de José Bentes e R. N. Champlin.
A Bíblia registra “magos”, não “reis”. Magos eram “astrólogos”, ou seja, observadores dos céus. Certa noite, observaram “algo de diferente no céu, algum fenômeno comum [próprio] dos planetas, ou algum sinal especial de Deus. Nada mais de definido se sabe sobre eles, como seus nomes, número e posição na vida, e as tradições criadas em torno deles são forçadas”.
A Bíblia não diz quantos eram, conforme Mt 2.1 (“uns magos”).
“eram eruditos que se distinguiam no campo da matemática, da astronomia, da astrologia, da alquimia e da religião. Com freqüência eram conselheiros de cortes reais, e um dos deveres era estudar as estrelas a fim de antecipar o nascimento de qualquer novo governante, que finalmente ameaçasse os poderes correntes.” Em tempo: tal constatação não valida as tentativas de guiar-se a vida por meio de horóscopo e astrologia.
Os presentes – ouro, incenso e mirra – provalvemente eram “artigos dispendiosos, próprios para serem oferecidos a quem foi chamado de ‘o Rei dos judeus’”, conforme Mt 2.2. Uma interpretação coerente comum entre os estudiosos da Bíblia é:

  • o ouro representa o caráter real de Jesus;
  • o incenso fala de seu ofício sacerdotal. No cerimonial mosaico, o incenso está presente na maioria dos sacrifícios. Como o sacerdote tinha a função de levar o povo a Deus através dos sacrifício expiatórios, portanto era a voz do povo pedindo clemência dirigia a Deus, o incenso fala de Cristo como nosso sumo-sacerdote, pois é ele que nos leva a Deus. Um pouco mais: o profeta, figura surgida na época dos juízes e que perdurou na monarquia, tinha a função de trazer Deus ao povo por meio das profecias, ou palavra profética; era a voz de Deus dirigida ao povo. Assim, temos o tríplice ofício de Cristo: rei, sacerdote e profeta;
  • a mirra serve de emblema de seus sofrimentos e de sua morte sacrificial, uma vez que foi oferecida a ele para aliviar sua dor enquanto estava na cruz e usada na preparação de seu corpo para o sepultamento. De acordo com Bentes, mirra é uma pequena árvore, um arbusto espinhento que produz pequenos frutos, semelhantes à ameixa. De seus ramos obtinha-se uma goma, produto cobiçado dessa planta. Sua seiva é oleosa, mas, ao gotejar em algum receptáculo que a recolha, solidifica-se. (Talvez venha daí a idéia de que a mirra seja um mineral.) O óleo da mirra era usado como cosmético, conforme lemos em Ester 2.12. É encontrada na Arábia, em certas regiões da África e em outros lugares. Era usada como perfume, para untar, além de ser empregada como ungüento, por ocasião dos sepultamentos.

    Um forte abraço

    Edilene Santos
    Freguesia do Ó - São Paulo

sábado, 26 de maio de 2007

Como parar de se masturbar

O texto que segue é uma resposta a um tópico do orkut.

Caro irmão, parabéns pela tua iniciativa! Ainda que este não seja um veículo apropriado para se receber um (bom) aconselhamento, tomar a atitude de expor o problema ou dúvida já é um passo para a solução.
De fato, a igreja pentecostal tem falhado no tratamento aos jovens e aos assuntos familiares de um modo geral. Na ânsia de fincar bases para uma igreja sólida em termos de doutrina (ensino bíblico dos fundamentos da fé cristã, não costumes), deixou-se de lado a vida prática, ou seja, a doutrina aplicada ao cotidiano.
Não servimos um Deus distante do nosso dia-a-dia, um Deus que nos formou e nos abandonou à própria sorte, que não se importa com nossos "grilos" ou que ignora as nossas característica individuais, nossas fraquezas etc. Antes, nosso Deus está bem perto. Tudo o que somos ele sabe - foi ele quem nos formou! A Bíblia diz que ele conhece a nossa estrutura e se lembra de que somos pó. Isso significa dizer que ele não é um trator que com sua arrogância passa por cima de nós com uma santidade inalcansável, disposto a mandar todo mundo pro inferno de cabeça para baixo. Quero dizer que se você é igreja, você é corpo de Cristo. Cristo quer seu corpo sadio, então fará de tudo para te ver bem. ELE SE IMPORTA COM VOCÊ!
Trago boas notícias (tais como o evangelho - a boa-nova de salvação, a boa notícia!): o teu problema tem solução! Fisiologicamente falando, masturbação é o estímulo individual de genitais e outros pontos do corpo visando atingir o prazer, o orgasmo. É freqüente entre adolescentes, em especial no período coincidente com a puberdade, quando as características físicas e químicas adultas começam a surgir. Alguns médicos e psicólogos modernos defendem essa prática sob o argumento de que é um meio para o conhecimento do próprio corpo.
Amado, Deus criou o sexo para a perpetuação da espécie (reprodução). Ao ser humano deu o presente de usar o sexo também para seu prazer, visto que é um ser racional, a coroa da criação. Deus criou o homem à sua imagem e conforme a sua semelhança; portanto dotou-o de personalidade (intelecto, emoção e vontade). O ser racional com seu intelecto (raciocínio) julga, classifica, define; com sua emoção reage ao que o cerca; com sua vontade toma posição, aceita, rejeita, deseja. Quero dizer que não somos apenas instinto como os animais. Eles copulam por necessidade biológica, a natureza o exige para que continuem existindo. Nós não. Há algo mais envolvido. Quando Deus pensou o sexo humano, pensou que seria a concretização, a forma física de um homem e uma mulher mostrarem um ao outro o seu envolvimento, a sua capacidade de dar e receber prazer... seria a imagem do amor eros. A MASTURBAÇÃO NÃO CUMPRE O OBJETIVO DO SEXO HUMANO - O ENVOLVIMENTO TOTAL DE DUAS PESSOAS.
Além de tudo isso, a prática da masturbação pode levar a uma dependência psicossomática. Uma vez que só se vicia naquilo que produz prazer ou uma sensação de bem-estar ainda que momentânea, o indivíduo que se masturba pode sofrer um desvio de conduta, passando a sentir prazer apenas pela estimulação solitária, não mais pela relacão sexual normal.
Sugiro a você que tome algumas providências se de fato quer ser liberto da vontade distorcida e da prática moralmente reprovável e materialmente nociva a tua saúde: 1. Converse com seu pastor. Caso se sinta à vontade para isso, converse sobre o problema com seu pastor. Ou então com uma outra pessoa madura psicológica e espiritualmente. É importante que fale. Sozinho não vencerá a batalha. Precisará de apoio emocional, psicológico e especialmente espiritual. 2. Mantenha-se ocupado. Já ouviu falar que mente vazia é oficina do diabo? Isso é verdade. Portanto, ocupe-se com o que te trará crescimento cultural, social e espiritual. Visite exposições, assista a bons filmes e peças, leia bons livros evangélicos ou não, saia com seus amigos. 3. Afaste-se da TV. Quase tudo não é recomendável na TV aberta hoje em dia. Uma boa dica é substituir o assistir à TV por uma outra atividade. Por exemplo, se gosta de assistir Casseta e Planeta, use o dia e o horário do programa para a leitura de um livro ou programe um cooper com algum amigo. 4. Estabeleça uma disciplina. Programas ou rotinas que exigem dia certo, horário determinado e até mesmo forma de realização contribuem para a reeducação em termos de regras. Proponha-se a adquirir hábitos saudáveis - encarregar-se de cuidar de um bicho de estimação, encarregar-se de alguma tarefa caseira, fazer um curso individual de idioma, dedicar-se a algum trabalho voluntário. Lembre-se: disciplina exige persistência e tempo. 5. Cuide do seu corpo. Pratique alguma atividade física regular. Cuide-se! Seu corpo é o templo do Espírito Santo. Ele não habita em templo sujo espiritualmente, mas também não gosta de casa mal-cuidada fisicamente. Caso julgue necessário, consulte seu médico. Faça um check-up físico. A prática de atividade física faz com que o organismo produza endorfina, um hormônio cuja liberação gera a sensação de prazer, que até melhora o humor. 6. Cuide da sua mente. Não é pecado procurar um psicólogo. Não se sinta constrangido: se acha que precisa de ajuda especializada, procure um profissional cristão. É melhor para você. 7. Melhore sua freqüência à igreja. Você precisa chegar mais próximo de Deus. Cultue com os irmãos de sua comunidade. Esteja atento à programação local ou de outra comunidade de que gosta. No templo, Deus fala pelos testemunhos, pelos louvores, pela palavra pregada ou mesmo pela palavra informal de alguém. 8. Verifique sua vida espiritual. Como estão seus estudos bíblicos particulares e a sua vida de oração? Só se pode vencer por meio de BO (= Bíblia e oração).

Orei por você.

Um abraço
Edilene Santos

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Partido

Emergiu do anonimato. Em rede nacional obrigatória lançou seu bordão. Ridicularizaram-no por seu aspecto não-convencional. Figuras como ele são fruto da democratização e da pluralidade partidária garantida pela Carta de 1988 – de tempos em tempos vemos algumas excrecências.
Mas será que não devíamos ter lhe dado ouvidos? Será que o médico monstro perante os “homens engravatados com linguajar altamente qualificado ‘eu prometo, eu prometo’” falava coisas tão sem sentido assim? Sua parceira e sua mais nova seguidora também adotaram a prosódia exaltada e caricatural. Mas será mesmo que não passam de palhaçadas do horário político?
Talvez, como o menino da história, ele tenha apontado a nudez do rei. Talvez como Jeremias – se me permitem a comparação infeliz – tenha sido lançado no calabouço político por ousar ser diferente e falar ao seu modo o que a nação precisava ouvir.
Seus 1.640.000 votos em 2002 possivelmente foram a resposta que um eleitorado cansado de falácias deu, mais por protesto à ordem estabelecida que por adesão ao novo. Em todo caso ele entrou na Casa. Queria um Brasil diferente.
Sem base de sustentação na selva da politicagem nacional, ele não fez escola. O partido que fundou de nanico tornou-se aliado de peixe grande.
Não sei se teve filhos. Mas deixou um legado. Sua marca na história recente e na pueril democracia brasileiras.
Seu nome era Enéas[*].

[*] Homenagem a Enéas Carneiro, médico, professor universitário e deputado federal, falecido em 6/5/2007.